Mundo

Vídeo: E se dois gays andarem de mãos dadas em Moscovo?

Numa altura em que os EUA avançaram na igualdade – o Supremo Tribunal decidiu que o casamento gay é legal em todos os estados norte-americanos – dois jovens russos quiseram mostrar quão preconceituosos são os russos. Veja as imagens.

E se dois gays andarem de mãos dadas pela cidade de Moscovo? Vai encontrar a resposta neste vídeo, onde dois homens caminham de mão dada, com uma câmara de vídeo colocada numa mochila de uma terceira pessoa, que regista os insultos.

Um vídeo publicado no YouTube e difundido em alguns órgãos de comunicação social expõe o preconceito homofóbico na Rússia, com dois gays como vítimas deste comportamento social reprovável.

O registo, feito em russo, começa por mostrar a celebração norte-americana aquando da decisão do Supremo, no lançamento desta experiência social. Presumindo que não consegue perceber russo, traduzimos a ideia e facilmente entende o que se passa a seguir, dispensando a compreensão da língua.

Os dois homens explicam que vão caminhar em diversas ruas de Moscovo, para mostrarem como reagem os russos ao ver um casal de homossexuais a mostrar essa opção sexual.

Todas as pessoas que falam com os dois homens insultam-nos. Os ‘pi’ que se sobrepõem ao som real representam os insultos mais agressivos, mas todas as abordagens servem para humilhar.

Em casos mais extremos, há tentativas de instigar o confronto físico, que só não se consuma porque os dois gays o evitam, quase suplicando para que não sejam agredidos.

Mas registe-se que também há o reverso da medalha. Nos comentários feitos ao vídeo, muitos moscovitas se manifestam contra a atitude homofóbica.

O vídeo foi transmitido no ChebuRussian TV, canal de televisão russo. Está publicado no YouTube e tornou-se viral. É a imagem de uma sociedade onde a intolerância reina e onde a orientação sexual é capaz de amor e ódio.

Em destaque

Subir