Nas Notícias

Vídeo: E a palavra de 2014 é… “corrupção”? Está entre as 10 hipóteses

palavra ano 2014 400 Entre as palavras pré-selecionadas para ‘A Palavra do Ano 2014’ está “corrupção”, talvez a mais atual de todas as 10 hipóteses. Mas há mais. “Selfie” esteve na boca de todo o mundo. “Legionela” e “Ébola” ainda são atuais. “Banco” também. E “xurdir”? Sabe o que significa? Conheça todas as outras, neste vídeo.

Na sexta edição da iniciativa da Porto Editora, que convida os portugueses a eleger a Palavra do Ano 2014, há 10 palavras pré-selecionadas, que ganharam mediatismo, ao longo do ano.

Apresentamo-las por ordem alfabética: “Banco”, “basqueiro”, “cibervadiagem”, “corrupção”, “ébola”, “gamificação”, “jihadismo”, “legionela”, “selfie” e “xurdir”.

A votação é feita através da Internet, através do site Infopédia, e os portugueses podem participar.

De todas as palavras candidatas, talvez “xurdir” seja aquela que mais estranheza provoca. No entanto, “xurdir” é um verbo recorrentemente utilizado na segunda língua que se fala em Portugal: o Mirandês.

Não será por esse motivo que está entre as escolhidas, mas o seu significado é o mesmo. Eis a justificação:

“Talvez pelas circunstâncias socioeconómicas que o país atravessa, ou pela riqueza da Língua Portuguesa, verificou-se este ano um aumento significativo da utilização desta palavra que significa ‘lutar pela vida; mourejar’”.

“corrupção” é uma palavra que não necessita de tradução, mas que já conquistou um título: é a mais atual de todas, mesmo numa altura em que o Ébola, o jihadismo, a legionela e as selfie preenchem o vocabulário dos portugueses.

Veja o vídeo da apresentação da iniciativa da Porto Editora:

A iniciativa da Porto Editora tem como objetivo principal “enaltecer o património da Língua Portuguesa, sublinhando a importância das palavras e dos seus diferentes sentidos no nosso quotidiano”.

Nas anteriores edições, as palavras vencedoras foram “bombeiro” (2013), “entroikado” (2012), “austeridade” (2011), “vuvuzela” (2010) e “esmiuçar” (2009). Aceda ao site.

Em destaque

Subir