TV

Vídeo: A dura verdade que as revistas de moda escondem

O youTuber Oskar T. Brand analisou as revistas de beleza e defendeu uma ideia controversa: as revistas de beleza têm a oculta finalidade de fazer sentir a leitora feia, ao mesmo tempo que lhe apresenta mais de 80 por cento de conteúdos publicitários. Veja o vídeo.

Oskar T. Brand começou por analisar os conteúdos, contou as páginas e verificou a quantidade de anúncios publicitários de duas das mais conhecidas revistas de moda do mundo. Pesou as publicações e rasgou todas as páginas com anúncios.

O passo seguinte foi voltar a pesar as revistas e recontar as páginas (sem as rasgadas). E verificou que uma revista ficou com 62 páginas (426, no original), enquanto a outra ficou com apenas 86, das 224 que contou, antes de remover a publicidade.

Deste modo, mostrou a enorme percentagem de anúncios publicitários. O youtuber foi depois analisar os conteúdos e descobriu que todos eles transportam uma ideia: mostrar à leitora que ela não é bonita, que não tem o corpo esculpido como aquela escultural modelo.

 

A leitora e nunca será bonita como Sally Gifford. Aliás, nem a própria Sally o será, porque as fotografias do seu corpo bem desenhado são adulteradas, conferindo-lhe uma beleza que nem a própria atriz tem (e que nunca terá).

 

 

Mas há mais curiosidades. A esmagadora maioria das leitoras daquelas publicações tem mais de 40 anos de idade. Muito mais do que qualquer uma das modelos apresentadas.

Em suma, as revistas criam conceitos de beleza inalcançáveis e transmite sentimentos negativos às leitoras, que procuram a sua escapatória naqueles cremes de beleza, ou nas roupas que assentam que nem uma luva em corpos imaginários.

Veja o vídeo destas revistas que, segundo Oskar T. Brand, são vendedoras de ilusões.

Em destaque

Subir