Nas Notícias

Vídeo: Dove prova-nos numa campanha viral que subestimamos a nossa beleza

Um português que trabalha no Brasil, Hugo Veiga, é coautor deste vídeo publicitário da Dove, intitulado ‘Real Beauty Sketches’ [Retratos da Verdadeira Beleza]. A campanha, que se tornou viral pela mensagem que transmite, a partir de uma ideia genial, permite-nos perceber que subestimamos a nossa beleza e dedicamos demasiado tempo àquilo que menos interessa.

De um lado, um ilustrador forense do FBI, chamado Gil Zamora, perito em desenhar rostos de criminosos a partir de relatos de testemunhas. Do outro lado, alguém que se autodefine, fisicamente. Este é o primeiro passo da campanha da Dove, que contou com a parceria da Ogilvy para a realização do vídeo.

O segundo passo é o relato de um terceiro sobre aquela pessoa que se autodefiniu. Zamora, que em nenhum momento viu a pessoa que está a ser desenhada, recolhe as informações e faz um novo retrato.

O terceiro passo nesta campanha da Dove é a comparação entre os dois retratos: o que é resultado da forma como olhamos para nós – o resultado da campanha ‘Real Beauty Sketches’ aplica-se a qualquer pessoa – e a forma como os outros nos olham.

Essa comparação tem um ponto em comum: subestimamos a nossa beleza e tendemos a subvalorizar as nossas caraterísticas. Aos olhos dos outros, somos mais belos. Aos nossos olhos, tendencialmente damos mais relevância aos nossos ‘defeitos’.

Que lição devemos retirar do vídeo publicitário da Dove, lançado em abril? Nós subestimamos a nossa beleza e dedicamos demasiado tempo àquilo que menos interessa. A qualidade desta campanha – trabalho que é candidato aos prémios publicitários de Cannes – gerou viralidade. Dezenas de milhões de pessoas já assistiram ao vídeo. O português Hugo Veiga trabalha na Ogilvy desde 2009, como copywriter. É um dos autores desta campanha,

Veja o vídeo publicitário, com legendas:

Em destaque

Subir