Nas Notícias

Vídeo: Doodle recorda Leonora Carrington, a pintora que passou por Lisboa

Leonora Carrington 400 Nesta segunda-feira, a pintora Leonora Carrington cumpriria o 98.º aniversário. Por isso, Carrington merece um Google doodle que lembra a artista que nasceu em Inglaterra, viveu em Paris e Lisboa e que se estabeleceu na Cidade do México. Veja o vídeo onde Leonora se apresenta e apresenta a sua obra.

Nesta segunda-feira, dia 6 de abril, um google doodle lembra Leonora Carrington, pintora surrealista, escritora e escultora britânica, que passou quase toda a sua vida na Cidade do México.

Hoje, a artista inglesa celebraria o 98.º aniversário. Nasceu a 6 de abril de 1917, em Lancashire, Inglaterra. Mas Leonora percorreu o mundo, como quem foge da fama que ia conquistando.

Muito jovem, a ‘noiva do vento’ encontrou na Cidade do México o poiso para a sua arte. A maior parte da sua vida foi passada longe do país onde nascera.

Foi no México que viveu os últimos 70 anos da sua vida, bem distante das luzes da ribalta que o seu talento que permitiria.

Antes de se estabelecer no México, Leonora Carrington viveu em Paris, ao lado do namorado (Max Ernstl, também artista), durante três anos.

Esta história de amor termina com a perseguição nazi, de que Ernstl foi vítima.

“Foram anos muito felizes, mas chegou um momento em que só falávamos de Hitler. E então acabou essa felicidade”, referiu a artista, num excerto que é publicado na sua biografia na Wikipedia

A artista fugiu para Espanha e, mais tarde, para Lisboa. É na capital portuguesa que conhece Renato Leduc, um escritor mexicano que tem um papel essencial no destino da sua vida: em 1941, muda-se para o México, com Leduc, mas também este amor dura pouco tempo – apenas dois anos.

Leonora Carrington permanece no México e é longe da Europa que ganhou o título de uma das últimas artistas originais do surrealismo”, sendo que a sua arte (sobretudo a pintura e a escultura) é marcada pela abstração.

A escritora Elena Poniatowska, amiga de Carrington, conquistou o prémio Biblioteca Breve 2011, com o livro ‘Leonora’, que relata a vida da artista hoje homenageada com um google doodle.

A vida de Leonora Carrington foi ainda transportada para a grande tela em 1995, quando o realizador Christopher Hampton cria o filme ‘Carrington’, cujo papel principal foi protagonizado por Emma Thompson.

Dez anos mais tarde, a Rainha Isabel de Inglaterra condecora Leonora Carrington com a Ordem do Império Britânico, como forma de reconhecimento pela dimensão da sua obra.

Hoje, a Google faz uma vénia à artista inglesa que passou por Lisboa.

Veja um vídeo onde Leonora e a sua obra se ‘apresentam’.

Em destaque

Subir