Mundo

Vídeo: Doente filma suicídio após perder luta por uma morte digna

José, um homem com esclerose lateral amiotrófica, gravou um vídeo em que comete suicídio, para se libertar da doença que o deixou preso a uma morte lenta. “Se estás a ver este vídeo, é porque consegui libertar-me”, disse, no registo agora divulgado. Veja as imagens.

“Parece-me indigno que neste país uma pessoa tenha de morrer na clandestinidade”, afirmou José Antonio Arrabal López, que lutava pela eutanásia. Até essa luta perdeu.

Este espanhol de 58 anos gravou o vídeo do seu suicídio, depois de contar uma história de dependência de terceiros, por culpa da esclerose lateral amiotrófica. No registo, toma uma combinação letal de medicamentos, que comprou na Internet.

Fê-lo quando ainda tinha alguma mobilidade na mão direita e, desse modo, capacidade para tomar os medicamentos, depois de a família ter saído de casa, para que não pudesse ser acusada de auxiliar a eutanásia.

Os fármacos colocaram-no num sono profundo e provocaram uma paragem cardiorrespiratória fatal.

José, casado e pai de dois filhos, não pôde celebrar a vida, mas conseguiu celebrar o momento da morte, um desejo profundo.

Antes de morrer, fez um pedido expresso: que se ouvisse o tema ‘Libre’, de Nino Bravo.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir