Tecnologia

Vídeo do Vaivém: Endeavour sem falhas na derradeira missão espacial

O Endeavour descolou da Base Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, e está a caminho da Estação Espacial Internacional, com o comandante Mark Kelly e mais cinco tripulantes a bordo. O vaivém espacial dá assim início à sua derradeira missão, que vai durar 16 dias. Depois, será depositado num museu nos Estados Unidos.

Desta vez, o Endeavour não pregou partidas nem enfrentou avarias de última hora e está a caminho do espaço, para cumprir a missão STS-134, que tem como finalidade transportar o Espetrómetro Magnético Alfa-2, duas antenas de comunicações, um tanque de gás de alta pressão e peças suplementares para o robô Dextre.

O Espetrómetro Magnético Alfa-2 é uma tecnologia que contou com a participação de investigadores portugueses. É um mecanismo que serve para medir raios cósmicos e poderá ser útil na investigação das origens do Universo.

O Endeavour deverá chegar ao destino às 6h15 de quarta-feira (hora dos EUA). A missão terá a duração de 16 dias e inclui quatro viagens espaciais. Depois do regresso à Terra, o Endeavour voltará à estação para analisar novas tecnologias de sensores, que têm como objetivo preparar mecanismos de futuras missões.

Quando concluir esta missão, encerra o seu capítulo e será depositado num museu norte-americano. Mais tarde, receberá a companhia do Atlantis, que também encerra o seu capítulo nas missões espaciais. Ambos serão substituídos pelo vaivém Soyuz, de origem russa.

Veja as imagens do lançamento do Endeavour, hoje, no Cabo Canaveral (EUA):

https://www.youtube.com/watch?v=0kdteOKACs4

Em destaque

Subir