Nas Notícias

Vídeo do polícia a matar um homem negro que fugia desarmado choca o mundo

policia mata negro 400 Um agente da polícia disparou oito tiros fatais sobre um homem de raça negra, que fugia, desarmado. O caso ocorreu na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e foi registado em vídeo. As imagens não devem ser vistas por pessoas mais sensíveis. O agente Michael Slager, entretanto detido, dispara sem piedade. Aproxima-se da vítima e algema-a.

Contra todas as determinações, um agente da polícia da Carolina do Norte (EUA) matou um homem de raça negra, que fugia desarmado.

Oito tiros foram disparados em direção às costas da vítima – Walter Scott, de 50 anos, que tinha sido parado numa operação stop.

Depois de disparar, Michael Slager, polícia do Departamento de North Charleston, aproxima-se do homem, caído no chão, e determina que este “ponha as mãos nas costas”.

Walter Scott, inerte, é depois abandonado no chão, por alguns instantes. Esta é a história que o vídeo nos conta. O vídeo foi feito por uma testemunha, que não esconde a surpresa pelo sucedido.

Não se sabe por que motivo o homem fugiu da polícia. No entanto, os agentes só devem disparar quando temem que o suspeito possa colocar em perigo a sua vida ou a de terceiros, no momento da detenção.

O uso desproporcionado de força foi confirmado por um polícia de North Charleston, Keith Summey.

“Posso dizer que, tendo em conta o vídeo e a má decisão do nosso polícia, ele será acusado de assassinato. Se tomas uma má decisão, não interessa se é apenas um cidadão na rua ou se é para proteção. Tens de viver com essa decisão”, afirma Summey, citado pela TVI24.

O caso ganhou repercussões nas redes sociais e veio incendiar o repúdio por sucessivos episódios de excessos policiais.

Os Estados Unidos estão juntos numa luta que ganha contornos raciais, em virtude de diferentes mortes de negros, vítimas de ações policiais desproporcionadas.

O próprio senador da Carolina do Norte, Tim Scott, usou o Twitter para condenar a ação do agente.

“É um tiroteio sem sentido. A morte de WalterScott era absolutamente desnecessária. Dói-me o coração, sofro por esta família e pela nossa comunidade”, escreveu.

Entretanto, o Departamento de Investigação da polícia da Carolina do Norte deu início a uma investigação.

A vítima era pai de quatro filhos e trabalhara na Guarda Costeira, durante dois anos.

As imagens são extremamente violentas e não devem ser vistas por pessoas sensíveis.

{vimeo}124336782{/vimeo}

Este caso cruza-se com a história de Tamir Rice, um menino com 12 anos, também negro, que brincava nas ruas com a sua pistola de plástico, apontando a quem passava numa rua de Cleveland, nos EUA.

Dois polícias deram ordens para o adolescente levantar as mãos e pousar a ‘arma’, mas, perante a desobediência, dispararam duas vezes no abdómen. Os disparos acabaram por ser fatais.

Julgando tratar-se de uma arma real, dois agentes da polícia ordenaram a Tamir que pousasse a pistola e levantasse os braços.

Antes, em agoro, outro adolescente negro fora baleado pela polícia, em Ferguson, no Missouri. O pequeno Michael Brown morreu e desencadeou uma onda de protestos contra a extrema violência de alguns agentes, acusados de racismo.

Em destaque

Subir