Mundo

Vídeo do ataque dos EUA à Síria divulgado

Donald Trump, Presidente dos EUA, ordenou um ataque à base síria de onde terá partido o ataque de químicos. Os norte-americanos lançaram dezenas de mísseis Tomahawk e destruíram a base militar, provocando quatro vítimas, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos. A medida gerou críticas da Rússia e elogios do Reino Unido. Veja as imagens do ataque.

O Presidente dos EUA justificou o ataque com a “segurança nacional dos Estados Unidos”, que devem “prevenir e combater o uso de armas químicas mortais”. Trump entende que o chefe de Estado da Síria, Bashar al-Assad, ultrapassou todas as linhas vermelhas e que é uma pessoa “difícil de controlar”.

Este foi o primeiro ataque norte-americano dirigido ao regime. Antes, sob ordens de Barack Obama, os EUA tinham apenas combatido bases do Estado Islâmico.

A Rússia reagiu mal à decisão de Donald Trump. “Isto faz lembrar a situação de 2003, quando os EUA e o Reino Unido, com os seus aliados, invadiram o Iraque sem a autorização do Conselho de Segurança” da ONU, referiu o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguéi Lavrov, em declarações reproduzidas pela agência Lusa.

Já o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Sigmar Gabriel, entende que o ataque ordenado por Trump é “compreensível”, face à “incapacidade do Conselho de Segurança das Nações Unidas em reagir”.

 Veja o vídeo:

Em destaque

Subir