Mundo

Vídeo: O discurso de Oprah Winfrey que conquistou o mundo

Oprah Winfrey foi uma das premiadas dos Globos de Ouro 2018 e no palco da cerimónia, em Los Angeles, proferiu um discurso arrasador, em homenagem às mulheres que tiveram a coragem de denunciar abusos sexuais e a recordar aquelas que foram obrigadas a manter o silêncio. A apresentadora recorreu à história para citar exemplos de vítimas do poder de alguns homens. Veja o vídeo.

A apresentadora, que se tornou numa das mais carismáticas personalidades dos EUA, usou o seu poder para transmitir uma mensagem, que falou de abusos sexuais, mas também de racismo.

Oprah Winfrey homenageou Recy Taylor, uma mulher negra que morreu a 28 de dezembro, aos 97 anos.

Em 1944, Taylor foi alvo de sequestro e violação, por parte de um grupo de homens brancos, numa cidade no Alabama.

Regressava da igreja. Foi vendada, atacada e abandonada na berma da estrada. Os seis agressores nunca foram condenados.

“Durante muitos anos, mulheres não tiveram voz. Recy viveu, como muitas de nós, numa cultura destroçada por homens brutalmente poderosos. Durante muitos anos, se as mulheres ousassem contar a verdade, diante do poder daqueles homens, eram desacreditadas. Mas esse tempo acabou!”, afirmou Oprah, num discurso poderoso.

A atriz e apresentadora recebeu, neste domingo, no auditório do Hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, um Globo de Ouro que distingue a obra.

A cerimónia ficou marcada pelo negro dos vestidos das mulheres, em protesto contra os abusos sexuais que estiveram silenciados, durante anos.

“Não sofremos abusos só na indústria do entretenimento. É um problema que transcende local de trabalho, a raça, a cultura. Quero prestar um tributo às mulheres que suportaram anos de abuso e violência. Elas, como a minha mãe, tinham contas para pagar, filhos para alimentar e sonhos para cumprir. São mulheres com nomes que nunca saberemos”, afirmou.

Veja o vídeo:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=WXG63551G89S

Em destaque

Subir