Insólito

Vídeo: Discoteca que passou um ‘remix’ da chamada para oração muçulmana foi encerrada

O DJ britânico Dax J esteve na Tunísia para o ‘Orbit Festival’, na cidade de Nabeul, onde tocou um remix do Adán, a música que alerta os muçulmanos para a oração. Um vídeo do momento tornou-se viral nas redes sociais, iniciando uma grande controvérsia, levando as autoridades tunisinas a encerrar a discoteca e a prender o respetivo gerente do espaço noturno. Veja o vídeo.

O ‘Orbit Festival’, um evento de música techno, decorreu na passada sexta-feira e contou com a presença de dois artistas europeus.

Nas redes sociais o ato está a ser considerado como ofensivo, levando ao governador da cidade de Nabeul, Mnaouar Ouertani, a encerrar a discoteca. O jornal ‘The Guardian’ conta que o gerente foi detido por ter permitido que o DJ passasse aquela música, sendo acusado de “infração contra a boa moral e uma perturbação pública da modéstia”.

O autor do remix já pediu desculpas publicamente pelo sucedido, afirmando que não pretendia ofender ninguém. “Quero expressar as minhas sinceras desculpas a quem possa ter ficado ofendido pela música que toquei no Orbit Festival”.

Através de um comunicado partilhado no Facebook, a organização do evento também pediu desculpa pelo incidente. “Dax J é inglês e tocou recentemente a faixa na Europa” sem ter-se apercebido de que “poderia ofender o público num país muçulmano como o nosso”.

No entanto, o artista britânico está a ser duramente criticado nas redes sociais, tendo já recebido algumas ameaças de morte.

Confira aqui o remix do Adán:

Em destaque

Subir