Desporto

Vídeo: Dirigente da FIFA pretende mudar os penaltis no futebol

Marco Van Basten, antigo jogador e seleccionador holandês e actualmente diretor técnico da FIFA quer fazer oito alterações às regras de futebol de forma a tornar o jogo mais competitivo e atraente.

As ideias são revolucionárias e estão a gerar algumas críticas dizendo que muitas das ideias iriam acabar com o futebol como o conhecemos hoje em dia.

Em primeiro lugar, Van Basten idealiza um futebol sem foras de jogo, o que por si só mudava completamente a forma de as equipas atacarem.

Outra das ideias seria substituir o cartão amarelo por penalizações de cinco ou dez minutos. O objetivo desta regra era reduzir o número de faltas.

Mas a alteração que mais tem dado que falar envolve acabar com os penaltis tal como os conhecemos hoje e implantar o ‘shootout’, uma forma de desempate que já foi utilizada na Liga Americana de futebol na década de 90 e na qual o jogador tem cerca de 25 metros para correr com a bola e apenas o guarda-redes pela frente, disponibilizando de 8 segundos para poder concluir o lance.

Veja o vídeo:

Em destaque

Subir