Nas Notícias

Vídeo: O dia em que Passos defendeu mais impostos sobre o património

Um vídeo da Geringonça tenta assinalar uma alegada contradição no PSD, com um discurso de Passos Coelho, em que o presidente social-democrata defende “uma taxa de solidariedade adicional” a quem ganha mais, ou que tenha “ativos imobiliários acima de um milhão de euros”. Veja o vídeo.

A Direita e Esquerda continuam a esgrimir argumentos, na questão do agravamento de IMI para quem tem património de valor elevado. Este assunto preenche a agenda mediática e colocou Mariana Mortágua no olho do furacão.

A deputada do Bloco – que viu as redes sociais darem amplo destaque a uma carta de uma professora que conta a sua história de vida – é visada em inúmeras críticas. Há quem considere que chegou ao fim o seu estado de graça.

PSD e CDS estão contra estas alterações no IMI. PS, Bloco e PCP aplaudem o princípio, mas estarão divididos em questões de detalhe.

Entretanto, a Geringonça, página de Esquerda com espaço no Facebook, recuperou uma declaração de Pedro Passos Coelho, que se orgulha do princípio da social-democracia:

“Faz ou não faz sentido, perante os valores da social-democracia, que aqueles que têm rendimentos mais elevados tenham de ter – em cima de todos os impostos que já pagam, nomeadamente o IRS – uma taxa de solidariedade adicional? Eu acho que faz sentido”, diz Passos.

Num discurso sereno, o presidente do PSD diz também que “faz sentido” aplicar a taxa “naqueles que tinham ativos imobiliários acima de um milhão de euros, que têm uma tributação agravada por causa disso”.

“É ou não é um bom princípio social-democrata o de dizer a todos os portugueses que pudemos isentar, ou aliviar, o esforço que poderia ser pedido àqueles que têm menos, pedindo um contributo adicional àqueles que têm mais. Eu orgulho-me disso”, conclui.

Veja o vídeo, onde o PSD surge com as cores do Partido Comunista, numa ironia que remete Passos para um discurso de esquerda.

O imposto Pedro Mortágua

Dois anos antes do "imposto Mortágua", que o PSD agora classifica de "tentativa de sovietização do país", Passos Coelho defendia exactamente o mesmo princípio fiscal. Confuso? É normal que esteja. Afinal, é do PSD que estamos a falar.http://geringonca.com/2016/09/20/o-imposto-pedro-mortagua/

Publicado por Geringonça em Terça-feira, 20 de Setembro de 2016

Em destaque

Subir