Mundo

Vídeo: Dezenas de edifícios engolidos pela terra na China

Mais de 30 edifícios foram engolidos pela terra, num gigantesco deslizamento ocorrido em Shenzhen, na China, neste domingo. Cerca de 900 pessoas foram evacuadas a tempo, mas dezenas estão dadas como desaparecidas. Veja o vídeo.

Um vídeo mostra os efeitos do enorme deslizamento de terras e detritos em Shenzhen, cidade industrial do sul da China.

O gigantesco deslizamento de terra, lama e detritos, que soterrou mais de 30 edifícios, deve-se à mão do homem. Foi resultado da construção e da acumulação de terras acumuladas devido a obras.

Estiveram no local centenas de pessoas a participar nas missões de resgate, apoiados por 104 camiões e centenas de gruas.

Cerca de 900 foram evacuadas a tempo, mas dezenas de outras estão dadas como desaparecidas, segundo a agência oficial Xinhua

Em resultado do fenómeno houve uma explosão de gás num complexo industrial. O deslizamento, que ocorreu à hora do almoço, atingiu fábricas e apartamentos.

Segundo relatam as testemunhas, uma tremenda massa de terra e lama atingiu a zona industrial da cidade, que fica localizada perto da fronteira com Hong Kong.

A causa da catástrofe é falha humana, de acordo com os órgãos de comunicação locais, já que ao longo de anos foi acumulada terra, retirada de obras de construção.

O deslizamento de terra e lama atingiu uma área de 380 mil metros quadrados com uma profundidade de 10 metros.

Shenzhen é o centro da indústria tecnológica da China.

Veja os vídeos (impressionantes) do fenómeno.

Em destaque

Subir