Vídeo: Dezenas de alunos manifestam-se contra homofobia em escola de Vagos
Dezenas de alunos da Escola Secundária de Vagos manifestaram-se, nesta terça-feira, contra o que consideraram ser um ato de homofobia de uma funcionária contra um casal de lésbicas. Veja os vídeos.
Em causa está uma funcionária que repreendeu o casal por serem homossexuais e por se estarem a beijar. Os alunos alegam que os casais heterossexuais que namoram não são proibidos de o fazer na escola.
Então, dezenas de alunos uniram-se para protestar, gritando frases como “não ao preconceito” e “be gay it’s ok” (“É normal ser gay”), divulgando vários vídeos e fotografias no Twitter.
Proibiram 2 raparigas lésbicas de andarem juntas na nossa escola e nós fizemos isto! pic.twitter.com/7tfwJgyxBJ
— bernAs (@bern4z) 24 de maio de 2017
ABAIXO A HOMOFOBIA NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE VAGOS pic.twitter.com/XW1EOHKNOF
— spannagel ? (@joaospannagel0) 24 de maio de 2017
No entanto, Hugo Martinho, diretor da escola, disse ao Jornal de Notícias que “não houve qualquer repreensão ou crítica à orientação sexual das alunas: Na passada segunda-feira, um elemento da direção falou com uma das alunas, num local reservado, pedindo alguma contenção, no sentido de as proteger”.
A direção da escola recebeu ainda um abaixo-assinado elaborado por um grupo de alunos “contra a homofobia, o bullying, a discriminação, etc.”, de acordo com Hugo Martinho.
O Bloco de Esquerda não ficou indiferente a esta situação, exigindo ao Governo que sejam tomadas as medidas necessária. “Os alunos de Vagos a dar uma lição”, escreveu o deputado José Soeiro nas redes sociais.
Be gay is okay! pic.twitter.com/BgDTbjpVDs
— Bruna ? (@throughstory) 24 de maio de 2017
Apresento as pessoas fantásticas da minha escola!!
Partilhem pfv pic.twitter.com/6YwPZdoZ4k— Bruna ? (@throughstory) 24 de maio de 2017