Nas Notícias

Vídeo: Dez baleias morrem na Flórida e dezenas tentam regressar ao mar

baleias everglades Um grupo de baleias aproximou-se demasiado da costa em Everglades, na Flórida,  e dez morreram encalhadas. Deste ontem que dezenas de cetáceos lutam para conseguirem regressar ao mar, com apoio de biólogos e funcionários do Parque Nacional.

Um grupo de baleias-piloto ficou ontem preso em águas pouco profundas no Parque Nacional de Everglades, no estado norte-americano da Flórida. Dez animais morreram encalhados, com quatro deles a serem eutanasiados por ser de todo impossível regressarem com vida ao mar.  Os restantes cetáceos continuam a lutar pelo regresso a águas mais profundas.

“Esta área do parque é provavelmente a mais perigosa para uma situação como esta”, avançou a porta-voz do Parque Nacional,  Linda Friar: “quando a maré baixa, há centenas de metros de água muito rasa”.

O grupo foi avistado ainda na terça-feira, mas só com as marés de ontem é que ficou na aflitiva situação. Várias equipas de salvamento, que incluem biólogos e funcionários do Parque, tentam guiar as baleias rumo ao mar.

A espécie é gregária e é normal haver grupos de baleias-piloto com mais de 30 animais. Um adulto pode atingir os 5,5 metros de comprimento e pesar quase três toneladas.

Em destaque

Subir