Um grupo de baleias aproximou-se demasiado da costa em Everglades, na Flórida, e dez morreram encalhadas. Deste ontem que dezenas de cetáceos lutam para conseguirem regressar ao mar, com apoio de biólogos e funcionários do Parque Nacional.
Um grupo de baleias-piloto ficou ontem preso em águas pouco profundas no Parque Nacional de Everglades, no estado norte-americano da Flórida. Dez animais morreram encalhados, com quatro deles a serem eutanasiados por ser de todo impossível regressarem com vida ao mar. Os restantes cetáceos continuam a lutar pelo regresso a águas mais profundas.
“Esta área do parque é provavelmente a mais perigosa para uma situação como esta”, avançou a porta-voz do Parque Nacional, Linda Friar: “quando a maré baixa, há centenas de metros de água muito rasa”.
O grupo foi avistado ainda na terça-feira, mas só com as marés de ontem é que ficou na aflitiva situação. Várias equipas de salvamento, que incluem biólogos e funcionários do Parque, tentam guiar as baleias rumo ao mar.
A espécie é gregária e é normal haver grupos de baleias-piloto com mais de 30 animais. Um adulto pode atingir os 5,5 metros de comprimento e pesar quase três toneladas.