Nas Notícias

Vídeo: Desvendado o segredo dos grunhidos dos coalas na época do acasalamento

coala 400 Os sonolentos coalas emitem um estranho grunhido, durante o período de acasalamento. A razão desses sons era um enigma, por parte da comunidade científica. Até que Benjamin Charlton, investigador da Universidade de Sussex, avançou para um exame endoscópico que detetou um órgão desconhecido.

Estão desvendados o segredo e a razão pelos quais os coalas – quase sempre silenciosos e sonolentos – emitem estranhos grunhidos, durante o período de acasalamento.

Benjamin Charlton, investigador da Universidade de Sussex, realizou um trabalho que permitiu detetar um órgão que o animal escondia, na garganta, e que não era conhecido.

O cientista fez exames a coalas australianos mortos, recorrendo a uma câmara endoscópica e encontrou o movimento desse órgão, que vibra, por via da respiração. Para imitar a respiração, recorreu a uma aspiração artificial e simulou o órgão em movimento.

Os coalas são animais muito calmos, mas a sua personalidade muda, no acasalamento. E essa mudança faz-se sentir através de estranhos e ruidosos grunhidos, que finalmente são explicados pela comunidade científica.

Veja as imagens:

https://www.youtube.com/watch?v=AL87p3_RL5A

Em destaque

Subir