Desporto

Vídeo: Desiste da vitória para transportar o irmão para a meta

O título de campeão do mundo de triatlo estava nas mãos do britânico de Jonathan Brownlee, mas o cansaço tremendo deixou-o desorientado. A imagem é tremenda, mas não tanto como o que se segue: o seu irmão, Alistair Brownlee, abdicou de lutar pela vitória e transportou o irmão para a meta. Abraçados, viram um sul-africano vencer. Ou talvez não. Veja o vídeo.

No dia em que resumirmos os momentos mais marcantes do século, no que ao desporto diz respeito, estará esta imagem dos irmãos Brownlee.

O campeão olímpico Jonathan Brownlee seguia em primeiro lugar, no campeonato do mundo de triatlo, que decorria no México. Só que a cerca de 500 metros do final o cansaço extremo deixou-o totalmente desorientado, incapaz de continuar em prova, ou sequer de tomar a decisão de desistir.

Atrás de si seguia o seu irmão Alistair, que poderia ter conquistado o título – corria ao lado do sul-africano Henri Schoeman, que viria a ganhar.

Porém, abdicou do título, para abraçar o seu irmão e transportá-lo até à meta.

E aquele abraço dos irmãos Brownlee correu mundo.

Ambos terminaram a prova. Ambos viram a vitória escapar por entre os dedos, mas o desporto tem a magia de elevar quem mais merece – e nem sempre é o vencedor.

O britânico foi transportado para o hospital e encontra-se a recuperar bem.

Veja o vídeo com o relato da BBC:

Em destaque

Subir