Nas Notícias

Vídeo: Descobrimos o intérprete da cerimónia de Madiba a ‘traduzir’ cantigas de Zuma

zuma interprete mandela É o intérprete do momento, por ser protagonista de erros de língua gestual durante o funeral de Nelson Mandela, no Soweto, África do Sul. Thamsanqa Jantjie foi acusado de fraude, mas garantiu que é intérprete e que teve um episódio de esquizofrenia. Descobrimo-lo a ‘traduzir’ cantigas de Zuma no centenário do ANC.

O que se pensava ser uma brincadeira durante o funeral de Mandela – denunciada pela Federação Africana de Surdos, que acusou o intérprete de ser uma fraude – tem uma ponta de verdade. O intérprete não é falso e até já foi protagonista de outras ‘traduções.

Entretanto, Thamsanqa Jantjie até já se justificou, garantindo, em declarações ao jornal sul-africano The Star, que sofreu um episódio esquizofrénico, no momento em que estava no palco onde os presentes discursavam, numa homenagem a Mandela.

Um homem surge ao lado de quem discursa e faz gestos que se subentendem ser de língua gestual. Consegue a proeza de estar ao lado de Barack Obama, durante o funeral de Nelson Mandela, sem ser identificado e sem suscitar a curiosidade da segurança apertada do presidente dos EUA.

Jantjie garante que é intérprete de língua gestual e diz que é funcionário de uma empresa que presta este tipo de sérvios. Durante o funeral de Mandela, Jantjie terá recebido “70 euros”.

“Não havia nada que eu pudesse fazer. Eu estava sozinho em uma situação muito perigosa. Tentei controlar-me não mostrar ao mundo o que estava a acontecer. Peço desculpa”, afirmou, depois de contactado por um órgão de comunicação sul-africano.

Depressa surgiram perguntas. Será aquele homem um verdadeiro intérprete? Descobrimo-lo ao lado do presidente Zuma, durante o centenário do ANC. Thamsanqa Jantjie estava a ser intérprete e até transformou uma cantiga em língua gestual.

Veja Jantjie, o intérprete que foi contratado para o funeral de Mandela, em ação durante uma celebração do ANC:

Em destaque

Subir