Nas Notícias

Vídeo: Deputado madeirense pede asilo ao Principado da Pontinha

O deputado do PTP, José Manuel Coelho, condenado pelo Tribunal da Relação de Lisboa a uma pena de prisão efetiva, já encontrou modo de escapar a essa sentença. O polémico parlamentar madeirense pediu asilo ao autoproclamado Principado da Pontinha. ” O mandato de captura aqui não funciona, porque isto não é território nacional, mas um principado independente, reconhecido pelas instâncias internacionais. Aqui, estou a salvo”, garante. Veja o vídeo.

Situado a cerca de 70 metros do Funchal, na Madeira, Principado da Pontinha tem como figura máxima o príncipe D. Renato Barros I. Será o local de refúgio de José Manuel Coelho, condenado a uma pena de prisão efetiva, a cumprir aos fins de semana, durante um ano e meio.

“Refugio-me aqui e a polícia da República Portuguesa não me pode prender. O mandato de captura aqui não funciona, porque isto não é território nacional, mas um principado independente, reconhecido pelas instâncias internacionais. Aqui, estou a salvo”, diz.

O príncipe D. Renato Barros I confirma esta proteção.

“Aqui a polícia não entra. Só se for à força. À luz do direito internacional, é um país. Qualquer invasão de forças militarizadas, com armas, terá repercussões dos países parceiros do principado”, realça.

José Manuel Coelho foi condenado a uma pena de prisão efetiva, pelo crime de difamação, por ter dito que o advogado Garcia Pereira era “um agente da CIA”, ao serviço do Governo Regional, então liderado por Alberto João Jardim.

Essas palavras foram publicadas no Diário de Notícias da Madeira, a 1 de abril de 2011, durante a campanha eleitoral para a Presidência da República.

Apesar de ter recorrido da sentença, o deputado garante que tem proteção jurídica e que não cumprirá a pena de prisão.

Veja o vídeo:

Em destaque

Subir