Nas Notícias

Vídeo de um gato preto: Quem tem medo da sexta-feira 13?

gato preto Hoje, sexta-feira, é dia 13. Para muitos, é um dia de azar, simbolizado por presságios como ver um gato preto. Mas o que está na base dessas supertições populares? E sabe o que significa frigatriscaidecafobia?

O medo do dia 13 quando calha a uma sexta-feira é um dos mais comuns e mediatizados. E, hoje, é um desses dias…

Não há uma explicação única para esta superstição popular, mas há muitas versões a coincidir em vários aspetos. A principal tem por base o número, 13, considerado de azar. Isto porque sucede ao 12, um número que significa que algo ficou completo: por exemplo, os meses do ano, os signos do zodíaco, os apóstolos de Jesus.

É dos tempos de Jesus que vem outra das explicações: na última ceia, havia 13 pessoas à mesa, sendo que Cristo foi crucificado na sexta-feira seguinte. De acordo com o calendário hebraico, seria um dia 13…

Uma outra explicação comum, cuja ocorrência está historicamente provada, ocorreu a 13 de outubro de 1307: o rei de França, Filipe IV, declarou ilegal a Ordem dos Templários e mandou torturar e executar os templários.

Recear uma sexta-feira 13, mesmo sem uma razão concreta, é relativamente comum. Menos normal é o medo irracional e incomum de uma sexta-feira 13: é uma fobia que tem por nome frigatriscaidecafobia.

Um dos símbolos populares do azar, a uma sexta-feira 13, é ver um gato preto. A prova de que não existe uma base científica para isso é dada neste vídeo: o dia foi de azar, mas para o gafanhoto.

Em destaque

Subir