Nas Notícias

Vídeo de casamento gay no Egito leva à prisão de sete homens

egito gay Sete homens foram presos, no Egito, por terem estado presentes num casamento gay. A polícia está a tentar identificar mais dois homens que aparecem num vídeo da cerimónia. As imagens da festa, dizem as autoridades, são “humilhantes” e passíveis de “irritar Deus”.

A polícia egípcia deteve sete homens por terem estado presentes num casamento gay. Os arguidos foram identificados num vídeo que está a tornar-se viral nas redes sociais, uma vez que terá sido o primeiro casamento gay realizado num país onde a homossexualidade ainda é moralmente condenável.

Para além destes setes, a polícia está a tentar identificar mais dois homens que aparecem no mesmo vídeo.

De acordo com o Ministério Público, as imagens da boda, realizada num barco no Nilo, são “humilhantes e lamentáveis”, sendo propícias a “irritar Deus”.

A Human Rights Watch já antecipou que os sete prisioneiros terão de realizar “testes médicos” para comprovar qual a orientação sexual, testes esses que constituem “uma forma de tortura”, de acordo com a mesma organização.

No Egito, a homossexualidade ainda é considerada uma blasfémia e o casamento gay está proibido por lei.

Não é a primeira vez que a polícia detém homens que participam em festas de “deboche”. Uma das ocorrências mais mediáticas data de 2001, quando 52 cidadãos foram presos numa discoteca flutuante cujo nome era ‘Queen Boat’.

A discriminação sexual aumentou no Egito desde a queda do único Presidente eleito, Mohamed Morsi.

De acordo com o Daily Beast, só nos últimos dez meses foram condenadas 18 pessoas por serem homossexuais ou transgéneros.

“Com o ressurgimento do estado policial depois do último golpe militar, gays e lésbicas têm sido o foco de perseguição que o Ministério do Interior se orgulha em publicitar”, refere o mesmo site.

Em destaque

Subir