Nas Notícias

Vídeo: Daria o seu casaco a uma criança cheia de frio, numa paragem de autocarro?

crianca frio 400Prescindiria do seu casaco se visse uma criança cheia de frio, numa paragem de autocarro? A SOS Children’s Village quis saber a resposta. Porquê? Porque há crianças na Síria cheias de frio. Veja o vídeo e perceba a dimensão humana de umacausa.

A SOS Children’s Village, organização que se dedica ao apoio a crianças de todo o mundo, colocou a questão e foi à procura de respostas, em Oslo, na Noruega, país rico e longínquo da realidade que vivem as crianças da Síria.

E porquê a Síria? Porque está em curso uma campanha que tem como objetivo angariar agasalhos para crianças daquele país. Como reagem as pessoas perante uma criança com frio? A melhor forma de o saber foi criar o cenário.

O pequeno Johannes, sem casaco e a tremer de frio, rodeado de um manto branco de neve de inverno, foi colocado numa paragem de autocarro. Câmaras de filmar captam a reação de outras pessoas, quando confrontadas com aquele cenário. Daria um adulto o seu próprio casaco a uma criança com frio? Daria as luxas ou o cachecol? Ou ficaria indiferente? O que seria mais forte? A indiferença ou a solidariedade?

As pessoas reparam e fazem perguntas. Querem saber a razão pela qual Johannes está ali, ao frio, numa situação de negligência.

Veja o vídeo.

Agora já sabe as respostas e verificou que os adultos são até capazes de ficar em manga curta para proteger uma criança. Prescindem das luvas e de outros agasalhos.

O vídeo termina com uma mensagem forte: as crianças da Síria estão a ‘morrer’ de frio… E há mecanismos de apoio, ao dispor de cada um de nós. A moral da história é apenas uma: o ser humano é generoso, mas talvez desconheça de que pode praticar essa generosidade, mesmo que quem dela necessita esteja do outro lado do mundo.

Em destaque

Subir