Nas Notícias

Vídeo: José Sócrates transportado para a prisão da PJ

carro pj socrates 400 José Sócrates foi detido no Aeroporto de Lisboa e transportado para o Estabelecimento Prisional da Polícia Judiciária (PJ), também na capital portuguesa. A SIC Notícias registou o momento em que o ex-primeiro-ministro é transportado, já sob detenção. Veja as imagens da detenção, que, para João Soares, é “uma tentativa de humilhação”.

O momento em que José Sócrates foi transportado para o Estabelecimento Prisional da PJ, em Lisboa, a partir do aeroporto de Lisboa, foi registado pelas câmaras da SIC Notícias.

O ex-primeiro-ministro, atual comentador da RTP, passou a noite naquela prisão, depois de detido por suspeitas da prática de crimes de corrupção, fraude fiscal, de falsificação de documentos e branqueamento de capitais.

O socialista João Soares considera que “a prisão de José Sócrates, ao início da noite no aeroporto de Lisboa, com pelo menos uma camara de TV de sobreaviso, é, antes de tudo, uma tentativa de humilhação do próprio ex-primeiro-ministro”.

“Humilhar e pré-condenar na praça pública, não. Os efeitos perversos e de desmoralização pública de uma iniciativa judicial como esta são dificilmente avaliáveis”, escreve ainda, na sua página no Facebook.

“Exceto por crime de sangue, em flagrante delito, não aceito a prisão (que ‘pudicamente’ designam por detenção) de um ex-primeiro-ministro como José Sócrates”, realça ainda.

João Soares referir-se-ia a estas imagens da SIC Notícias, que captou o momento em que Sócrates é transportado para a prisão da Judiciária.

Recorde-se que o ex-primeiro-ministro foi detido, por suspeita de crimes de corrupção, fraude fiscal, de falsificação de documentos e branqueamento de capitais. Sócrates ficou sob detenção assim que aterrou em Lisboa, depois de viajar de Paris.

Uma nota da Procuradoria-Geral da República revela que “no âmbito de um inquérito, dirigido pelo Ministério Público e que corre termos no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), e onde se investigam suspeitas dos crimes de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção, na sequência de diligências, desencadeadas nos últimos dias, foram efetuadas quatro detenções”.

Entre os detidos “está José Sócrates”, que passou a noite na prisão e deverá ser ouvido hoje pelo juiz.

Além do ex-primeiro-ministro, há outras três pessoas detidas: Carlos Santos Silva, ex-administrador do grupo Lena, Gonçalo Ferreira, advogado, e Joaquim Lalanda de Castro, representante da multinacional farmacêutica Octapharma.

Em destaque

Subir