TV

Vídeo da Geringonça parodia “espetáculo circense” sobre o IMI e o sol

A comunidade Geringonça publicou um vídeo sobre o caso político do momento: as alterações na lei do IMI. E vem contrariar todos os argumentos apresentados pelo PSD e CDS sobre o tema. Segundo o vídeo, não há novos critérios para alterar o IMI.

No vídeo, que rapidamente se tornou viral, esta comunidade do Facebook (afeta à maioria parlamentar de esquerda) sustenta que não existe um “novo critério” para alterar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) consoante a exposição lugar, mas apenas um reajustamento de margens.

Em 2014, quando no Governo estavam PSD e CDS, a tabela de qualidade e conforto do Código do IMI já referia o critério da “localização e operacionalidade relativas”, com um majorativo e um minorativo até 0,05 sobre o valor tributável.

Agora, o Governo do PS aprovou uma alteração nos majorativo e minorativo, com o primeiro a aumentar para 0,20 e o segundo para os 0,10.

Isto significa que, na prática, a exposição solar poderá agravar o IMI em até 20 por cento ou aliviá-lo em até 10 por centro, contra os cinco por cento do anterior Governo em ambos os casos (majorativo e minorativo).

“Este critério sempre existiu”, frisa o vídeo, citando depois políticos e comentadores por se referirem aos “novos critérios” do IMI, num “espectáculo circense” com que “a direita decidiu brindar os portugueses”.

Veja o vídeo:

Em destaque

Subir