Nas Notícias

Vídeo: Foguetão explode seis segundos após levantar voo, em missão espacial falhada

foguetao nasa explode 400 Seis segundos após o lançamento, o foguetão Antares, da Orbital Sciences, explodiu nesta terça-feira, nas ilhas de Wallops (EUA). Segundo a Nasa, o Antares transportava a cápsula Cygnus, sem tripulação, para a Estação Espacial Internacional (ISS), com mantimentos e experiências científicas a bordo. Estima-se que o incidente represente um prejuízo de centenas de milhões de dólares. Veja o vídeo.

Não há feridos ou mortos a lamentar, segundo a Nasa, e esse é o único dado positivo a registar deste incidente, durante o lançamento do Antares.

O foguetão, que pertencia à Orbital Sciences, uma empresa norte-americana, explodiu nesta terça-feira, nas ilhas de Wallops, nos Estados Unidos. Transportava para a Estação Espacial Internacional a cápsula Cygnus, sem tripulação.

Momentos após a descolagem, deu-se o acidente, às 22h22 horas em Lisboa (18h22 locais). Os danos são assinaláveis – como se pode ver neste vídeo – e representam uma perda estimada em centenas de milhões de dólares. Ainda não são conhecidas as causas do acidente.

Esta missão tinha como objetivo o transporte de duas toneladas de mantimentos e experiências científicas para a Estação Espacial Internacional, onde se encontram seis astronautas.

A Orbital Sciences é uma empresa contratada pela Nasa para transportar cargas à Estação Espacial Internacional.

A agência norte-americana recorria, desde 2011, aos foguetes russos Soyuz, lançados do Cazaquistão, para as suas missões.

Entretanto, a Nasa contratou a Orbital Sciences e a SpaceX, duas empresas privadas, para levar a cabo este tipo de missões nos EUA.

Este voo tinha como destino na ISS, mas acabou seis segundos depois de começar.

Em destaque

Subir