Mundo

Vídeo: Crianças levam passaporte para ir à escola

Todos os dias, dezenas de crianças atravessam a fronteira para irem estudar noutro país.  Tradição repete-se há mais de 40 anos, desde que o Novo México decretou que os cidadãos dos EUA têm direito à educação independentemente de onde morarem… e há cada vez mais famílias a viver na cidade de Palomas, no México.

A lei do Novo México foi criada, há mais de 40 anos, para resolver a situação de famílias que fossem deportadas mesmo que as crianças tivessem nacionalidade norte-americana.

Com a ascensão de Donald Trump ao poder, as revogações de vistos e as deportações aumentaram, provocando um aumento dos alunos que, todos os dias, atravessam a fronteira internacional de Columbus para estudarem nos EUA e regressarem depois a casa, no México.

Os dados mais recentes, segundo a CNN, apontam para que 800 alunos do segundo ciclo do ensino básico estejam nesta situação de viver num país e estudar noutro.

São crianças que necessitam de ter passaporte para poderem ir à escola, caso não queiram ser impedidas de entrar nos EUA.

As mochilas, as marmitas e tudo o mais são cuidadosamente inspecionados pelos agentes alfandegários, até pelo histórico norte-americano de incidentes graves em escolas, como o massacre de Columbine.

Muitas das crianças são ‘abandonadas’ a meio dos 10 quilómetros de caminho: acontece quando os pais foram deportados, não podendo assim atravessar a fronteira.

http://playbuffer.com/watch_video.php?v=7523GRWB7386

Em destaque

Subir