Mundo

Vídeo: Coração de viciado em cocaína ‘bate’ durante 25 minutos após ser removido

O coração removido do corpo de um viciado em cocaína continuou a bater durante 25 minutos. O vídeo, divulgado pela Loyola University Medical Center, não é aconselhável a pessoas sensíveis.

Um vídeo tornado público pela Loyola University Medical Center, de Chicago, mostra um coração em aparentes batimentos, mesmo depois de ser retirado do corpo de um paciente que necessitara de ser transplantado.

Os batimentos, contínuos, duraram cerca de 25 minutos, o que surpreendeu os médicos, já que, por regra, o coração humano deixa de ter contrações cerca de 60 segundos após a remoção.

O doente necessitou de um transplante, depois de mais de 10 anos de dependência de cocaína.

O cardiologista Klaus Witte explica o fenómeno com uma teoria: o coração estaria a reagir aos estimulantes usados para manter o paciente vivo.

“Este coração, na verdade, não está a bater. Aquelas não são contrações normais. O coração está em contrações desesperadas”, explicou, ao Daily Mail.

Ao contrário do que o vídeo possa sugerir, o consumo de cocaína não torna o coração mais capaz. Aliás, este órgão de um viciado em drogas apresenta uma dimensão fora do normal.

É uma demonstração nítida dos efeitos de anos de abuso de cocaína, que aumenta a pressão nos vasos sanguíneos e reduz o fluxo sanguíneo no coração.

O vídeo divulgado mostra alguns segundos deste batimento. As imagens podem impressionar as pessoas mais sensíveis.

Em destaque

Subir