Mundo

Vídeo: O convívio na fronteira entre os Estados Unidos e o México que nenhum muro vai dividir

Na sua campanha à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump fez saber que pretendia criar um muro de grandes dimensões que dividisse o país do México. Apesar de o muro idealizado por Trump ainda não ter sido desenvolvido, há já uma divisão entre os dois países, mas não entre a humanidade. O artista francês JR criou, através de uma peça artística, uma forma de unir a população da pequena região mexicana de Tecate com a Califórnia. Veja os vídeos.

Nas imagens é possível ver-se uma mesa conjunta ao longo da fronteira, com dois olhos a fixar o céu. As populações, mexicana e americana, usaram a mesa para fazerem um piquenique.

Em declarações à CNN, JR explicou que as imagens retratam “pessoas a comer a mesma comida, a partilharem a mesma água e a apreciarem a mesma música à volta de um olho de sonhador”.

Thanks to all the daydreamers that joined us yesterday ? #PicNicAtTheBorder ? @marc

Uma publicação partilhada por JR (@jr) a

O artista francês, que deu o nome de “Grande Piquenique” à obra, acreditava que as autoridades acabariam por terminar o convívio, mas verificou-se exatamente o contrário.

Um vídeo publicado por Mia Maestro, amiga artista de JR, mostra um agente federal dos Estados Unidos a partilhar uma xícara de chá com um civil, divididos pela “vedação” que separa os dois países.

Em destaque

Subir