Nas Notícias

Vídeo: Conhece o bookbook da IKEA? É em papel…

catalogo ikea 400 A IKEA Singapura publicou na Internet uma campanha que dá que pensar… Trata-se da apresentação do seu catálogo, em papel, esse velhinho papel superado pelas novas tecnologias. Acontece que o catálogo tem alta resolução de imagem, permite partilha, descarrega automaticamente, bateria e autonomia eternas. Não tem cabos e a navegação é simples. O segredo deste catálogo bookbook da IKEA? É o papel.

Hora de parar para pensar. O papel está a transformar-se numa matéria-prima do passado. As novas tecnologias vieram para ficar e os tablet e iPad vieram para ficar.

Mas, por que razão o papel não é definitivamente arrumado numa gaveta? Uma campanha da IKEA dá essa resposta: as novas tecnologias nem sempre acrescentam inovação e acabam por cair no erro de se transformarem em imitações dos métodos e materiais tradicionais.

Conhece o boobkbook da IKEA? É apresentado pela representação na Singapura da multinacional sueca. É um catálogo, com alta resolução de imagem, com bateria e autonomia eternas. Não tem cabos e a navegação é simples, bastando um dedo e um toque.

Permite partilha de dados e seguro – não há perda de dados. Pode avançar e recuar, bem como marcar as páginas do catálogo que mais lhe agradam.

Não custa um único cêntimo e pode recebê-lo no endereço… não eletrónico. Qual o segredo desta tamanha inovação. É o papel, esse papel que as novas tecnologias tentam imitar.

No entanto, há um facto que deve ser realçado. Esta campanha da IKEA é o oposto das políticas de defesa do meio-ambiente que a multinacional sueca tanto apregoa…

Em destaque

Subir