Mundo

Vídeo: Conheça o sistema de drones que poderá fazer entregas de análises na Suíça

A startup Matternnet apresenta a Matternet Station. Este serviço estará pronto a partir do próximo mês e consegue entregar amostras e exames em qualquer instalação de saúde da Suíça em apenas 30 minutos.

A Matternet Station é uma estação de desembarque que funciona de forma integrada com um drone autónomo e com a plataforma digital da empresa. É um novo serviço de entregas – o primeiro do género – para áreas muito povoadas.

Ocupa cerca de dois metros quadrados e pode ser instalada em qualquer superfície – chão ou telhado, por exemplo. A tecnologia utilizada permite ao drone aterrar com precisão na plataforma.

“Com a Matternet Station, é apresentada uma interface extremamente fácil de usar, que permite uma verdadeira entrega peer-to-peer feita por drones”, refere em comunicado, Andreas Raptopoulos, CEO da Matternet. “A rede Matternet integrada significa que é possível entregar produtos médicos em qualquer instalação hospitalar em 30 minutos”, destaca. “Esse nível de velocidade e previsibilidade cria oportunidades substanciais para melhorar a qualidade dos cuidados de saúde”.

O processo é simples: as amostras de sangue ou outras análises realizadas entre hospitais ou clínicas são guardadas na Matternet Station e colocadas no drone através de um braço robotizado. Assim que a viagem é iniciada, o destinatário é notificado e recebe um código QR, que deverá usar posteriormente para o levantamento das amostras.

A Matternet assinou, no início deste ano, uma parceria com a Swiss Post para a entrega de encomendas, tendo também já sido usada para entregar medicamentos no Haiti.

Veja o vídeo e fique a conhecer esta nova tecnologia:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=B94B4BR37Y1M

Em destaque

Subir