A reputada arquiteta japonesa Kazuyo Sejima desenhou um comboio que se torna transparente, em virtude dos seus materiais utilizado, que o confundem com a paisagem. O inovador meio de transporte, que assinala o centenário do Grupo Seibu, vai entrar em circulação já em 2018, numa frota limitada.
Uma frota de comboios transparentes vai circular no Japão a partir de 2018. Trata-se de um projeto inovador da arquiteta Kazuyo Sejima, que criou um exterior com uma aparência metálica, projetada para refletir a paisagem.
O ‘comboio invisível’ será mais do que discreto. Quase desaparece, qualquer que seja o ambiente em se encontre, quer esteja parado, quer esteja em movimento.
A ideia de Kazuyo Sejima – arquiteta contratada pelo Grupo Seibu para redesenhar a sua frota de comboios para as comemorações do centenário da empresa – é “viajar pelas diferentes ambientes, deste montanhas de Chichibu ao centro de Tóquio, coexistindo com a paisagem”, revela Sejima, em declarações à revista Newsweek.
Kazuyo Sejima é uma arquiteta japonesa muito reputada, conhecida por explorar as transparências e a luz nos seus projetos. Aliás, já criou edifícios com estas caraterísticas, que se encaixam com perfeição na paisagem, recolhendo desta a beleza natural.
Em comunicado, o Grupo Seibu – proprietário das linhas que ligam os municípios de Tóquio a Saitama – revela que o comboio se destina a todo o tipo de passageiros, sobretudo “turistas atraídos pela aparência única” daquele meio de transporte.
O inovador comboio vai entrar em circulação já em 2018, numa frota limitada.
Mas não é apenas a parte exterior que promete surpreender. Dentro das locomotivas, o conforto e a inovação marcam o ambiente criado para os passageiros.
Veja o vídeo: