Nas Notícias

Vídeo: Conheça a estrada da Holanda com luz própria sem gasto energético

estrada holanda 400 A Holanda prepara-se para abrir o primeiro troço de estrada inteligente, que brilha no escuro e aumenta a segurança na circulação, sem gasto energético. Veja o vídeo.

A Holanda prepara-se para abrir à circulação a primeira estrada inteligente que, graças a uma tinta especial, brilha no escuro sem gastos energéticos, já que o sistema usa a energia solar.

A finalidade deste projeto de Daan Roosegaarde – um holandês que se associou a uma empresa de engenharia civil – é aumentar a segurança rodoviária e reduzir despesa com iluminação pública.

Através de um pó especial que é ‘recarregado’ com energia solar, as pinturas da estrada ganham luz própria, que servem de guia ao condutor, ao mesmo tempo que transmitem informação relevante, como por exemplo a presença de gelo na via.

Esta tecnologia inovadora está já em fase de testes, num troço com 500 metros de Oss, localizada a 100 quilómetros de Amesterdão. A abertura oficial da estrada inteligente deve ocorrer já no final de abril.

A estrada, uma vez recarregada, terá uma autonomia de oito horas. E a iluminação pública naquele local tornar-se-á dispensável, o que permite uma grande poupança ao erário público, no futuro, se a tecnologia for alargada a mais estradas.

Veja o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=IBTx87xiscs

Em destaque

Subir