Mundo

Vídeo: Confrontos na Catalunha e jornalistas entre a polícia e a parede

A tensão agrava-se na Catalunha, um ano após o referendo que deu a vitória da independência… e que Madrid considerou ilegal. Em frente ao Parlamento, os confrontos deixaram os jornalistas cercados.

Num relato tenso e curto, uma repórter francesa revelou que os profissionais que cobriam o aniversário do referendo ficaram entre a espada, perdão, a polícia (‘Mossos’) e a parede.

“Para os jornalistas, é impossível sair. Estamos atrás dos ‘Mossos’, de costas para a porta do Parlamento e em frente a um grupo cada vez mais agressivo”, informou Elise Gazengel.

Veja o vídeo.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=2WUSYDYK1H3N

Vários grupos mais radicais envolveram-se em confrontos com a polícia, nas imediações do Parlamento da Catalunha. Mas os protestos tinham começado bem cedo.

Centenas de pessoas bloquearam terminais rodoviários e estações ferroviárias, chegando a parar o comboio de alta velocidade (TGV, ou AVE em Espanha).

Veja o vídeo.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=D1948R699U3K

Recorde-se que em Espanha, membro da União Europeia, há nove presos políticos: são governantes que foram detidos por apoiar a realização do referendo pela independência da Catalunha, sendo acusados pelo Governo central (Madrid) de rebelião.

Em destaque

Subir