Ciência

Vídeo: Como um astronauta vai à casa de banho sem gravidade?

A Agência Espacial Europeia publicou um vídeo onde explica como pode um astronauta ir à casa de banho quando está longe da Terra, num quadro de ausência de gravidade. A astronauta Samantha Cristoforetti explica o método e mostra os equipamentos que resolvem um problema básico. Veja as imagens.

Alguns dias depois de ter explicado como se toma banho no espaço, Samantha Cristoforetti, astronauta italiana, explica como se utiliza uma sanita num quadro de ausência de gravidade.

Os métodos tradicionais seriam obviamente impossíveis, pelo que são necessários alguns equipamentos e técnicas, capazes de eliminar os resíduos humanos durante as missões espaciais.

Neste vídeo, pode ver-se que todos os resíduos sólidos e cheiros são sugados por uma máquina, capaz de guardar durante 10 dias os excrementos produzidos por uma tripulação composta por oito pessoas.

No que diz respeito à urina, o processo é praticamente o mesmo, só que a inovação é que uma máquina – o Urine Processor Assembly Hardware Improvements Investigation – permite transformar a urina em água potável.

O método recorre a força centrífuga e a destilação em vácuo, também para ultrapassar a ausência de gravidade. Os líquidos são separados dos gases, naquela máquina.

Há cada vez mais instrumentos criados especificamente para uso de astronautas, que nas missões espaciais veem a sua atividade limitada. Mas com cada vez mais soluções, já é possível algumas ‘extravagâncias’, como beber uma boa chávena de café.

Recentemente, Samantha Cristoforetti explicou como se satisfaz outra necessidade básica: tomar um banho. Veja esse vídeo. Em baixo, a italiana explica como vai funciona esta ‘sanita espacial’.

Em destaque

Subir