Nas Notícias

Vídeo: Como (e porque) se formam as ondas da Nazaré?

Uma vez mais, a Nazaré está nas bocas do mundo, graças às suas ondas gigantes, que chamam centenas de surfistas à região. Mas, como se formam as ondas gigantes da Praia do Norte? Veja este vídeo e perceba o fenómeno.

Um filme do Instituto Hidrográfico explica o fenómeno que dá origem à onda gigante da Nazaré, na Praia do Norte.

Sabia que o maior desfiladeiro marinho da Europa esconde-se no mar da Nazaré? E é esse desfiladeiro que explica a formação de ondas de dimensões inusitadas, que transportam a Nazaré para as bocas do mundo.

Aquela praia foi palco de recordes do mundo – do norte-americano Garrett McNamara, primeiro, e do francês Benjamin Sanchis, depois.

As ondas gigantes da Nazaré colocaram a região no mapa dos surfistas mais radicais do mundo. Mas não são apenas os surfistas que se sentem atraídos pelo fenómeno.

Mas como se formam as ondas da Praia do Norte? Porque são diferentes, em dimensão, daquelas que se verificam na Praia da Nazaré?

São perguntas cujas respostas se encontram num filme publicado no YouTube, da autoria do Instituto Hidrográfico, antes de McNamara ter batido o recorde agora superado por Benjamin Sanchis.

O promontório que divide as praias não explica a diferença da ondulação. Nesse sentido, outras razões justificam o fenómeno. E estão escondidos no fundo do mar.

Saiba porque se formam as ondas gigantes da Nazaré, na Praia do Norte, neste vídeo:

 

Em destaque

Subir