Economia

Vídeo: China inaugura comboio-bala

A China, onde circulam alguns dos comboios mais rápidos do mundo, inaugurou hoje o Fuxing, na estação de Pequim sul. O CR400AF é o primeiro comboio-bala fabricado pelo ‘império do meio’ com recurso a tecnologia integralmente desenvolvida no país.

Os dois veículos, Fuxing CR400AF e Fuxing CR400BF, vão operar entre a capital política e de serviços, Pequim, e a capital industrial, Xangai.

O novo comboio-bala totalmente made in China atinge uma velocidade máxima de 400 quilómetros por hora, mas só vai operar entre os 250 e os 300 quilómetros por hora enquanto não ficar concluída a reconversão dos carris.

O recorde, por enquanto, pertence ao Japão: o Shinkansen circula entre Tóquio e Osaka a velocidades entre os 240 e 320 quilómetros por hora.

Inaugurado em 1964, ano em que Tóquio recebeu os Jogos Olímpicos, o Shinkansen marcou uma revolução na indústria ferroviária: foi o primeiro comboio a abdicar de uma locomotiva, uma vez que todas as composições são equipadas com os EMU, um dispositivo elétrico que torna a viagem mais silenciosa e confortável.

O Shinkansen esteve ainda na origem do TGV, o ‘train à grande vitesse’ com que a França respondeu ao comboio-bala japonês, em 1981. Só uma década mais tarde é que a Alemanha entrou nesta corrida, com o ICE, um comboio que se destacou pela redução do consumo e pela aposta em energia verde.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=R14X128WSK62

Em destaque

Subir