Nas Notícias

Vídeo: Com 42 anos, mulher surda ouve os primeiros sons

surda ouve Pela primeira vez, Joanne Milne ouviu alguém a falar. Com 42 anos, a mulher sofre da síndrome de Usher e é surda de nascença, estando ainda a perder a visão desde os 20 anos. Graças a um implante coclear, emocionou-se ao ouvir os dias da semana.

A emoção de Joanne Milne é bem visível e, sobretudo, audível: pela primeira vez, em 42 anos de vida, esta mulher ouviu.

Operada aos ouvidos, para receber um implante coclear, esta britânica foi à consulta para ativar o dispositivo e o que ouviu deixou-a a chorar, literalmente.

Quando a médica listou os dias da semana, a emoção apoderou-se de uma mulher surda desde nascença, por ser vítima de síndrome de Usher.

“Isto é totalmente incrível”, confessou Joanne Milne, numa entrevista ao Daily Mail: “não consigo parar de chorar, nem imaginar o que isto vai mudar a minha vida”.

“Eu ainda estou chocada. Eu tenho que aprender a reconhecer o que são esses sons, porque construí uma biblioteca de sons na minha cabeça. Ouvir as coisas pela primeira vez é muito emocionante, desde o barulho de um interruptor à água corrente”, explicou.

Por sofrer do síndrome de Usher, Joanne Milne tem vindo a perder a visão desde os 20 anos, mas nunca tinha ouvido qualquer som.

Há cerca de um mês, recebeu um implante bilateral coclear, um dispositivo eletrónico que foi conetado ao cérebro.

Neste vídeo, filmado pela amiga Tremayne Crossley, Joanne Milne encontra-se na primeira consulta após a ativação do implante.

Em destaque

Subir