Nas Notícias

Vídeo: Cocaína bem escondida nas bananas? Não é caso único…

super bananas 400 No dia em que a Polícia Judiciária (PJ) anuncia a apreensão de cocaína dissimulada nas bananas de um supermercado e oriunda da Colômbia, lembramos a história recente ocorrida em Berlim. Dois pontos em comum: a droga tem origem na Colômbia, em ambos os casos, e foi parar a uma cadeia alemã. Veja o vídeo.

Se comprou bananas do Lidl provavelmente esteve muito perto de tocar em pacotes de droga, oriunda da Colômbia e entretanto apreendidos pela Polícia Judiciária.

Os traficantes esconderam a cocaína nas caixas de bananas e enviaram-nas para a Europa, com Portugal como destino. Só que as caixas de bananas foram parar ao local errado: diferentes supermercados do norte do país.

“O produto estupefaciente sido apreendido em diversas superfícies comerciais da zona do norte do país, após distribuição pelo entreposto”, realça o mesmo comunicado.

Um cliente do Lidl em Valença encontrou a cocaína, quando pretendia comprar bananas. Deu o alerta e a polícia foi chamada ao local. Depois de investigações em mais supermercados (onde as bananas do mesmo fornecedor tinham sido colocadas à venda) foi encontrada mais droga nos supermercados de Porto, Famalicão, Valongo, Amarante, Marco de Canaveses e Arrifana.

Mas esta não é uma história única. Em janeiro passado foi anunciada pela polícia alemã a apreensão de 140 quilogramas de cocaína também dissimulada em caixas de bananas de um supermercado em Berlim.

A droga, avaliada em seis milhões de euros, surpreendeu os funcionários, que chamaram as autoridades. A cocaína também era originária da Colômbia, tal como sucedeu agora nesta operação travada pela PJ.

Na Alemanha, foram apreendidos 140 quilos de cocaína, avaliados em seis milhões de euros, segundo a polícia alemã, que apreendeu as caixas de banana que escondiam aquela droga.

A cocaína foi encontrada pelos funcionários do supermercado de Berlim, quando tinham feito a reposição das bananas nas prateleiras. Assim, que detetaram a droga, os responsáveis pela cadeia comercial avisaram as autoridades, que confirmaram que as bananas escondiam droga.

Segundo a polícia, estas bananas são parte de um lote de 1150 caixas da Colômbia, que tiveram como destino a Alemanha, transportadas de navio até ao porto de Hamburgo. Posteriormente, as bananas com cocaína foram para uma central de distribuição de frutos, localizada em Moabit.

Essa central distribuiu a droga não só para o supermercado onde agora foi descoberta, mas para outros espaços comerciais do género: quatro em Berlim e um na cidade de Velten, estado de Brandemburgo.

Os traficantes cometeram um erro de logística, pouco comum, sobretudo quando está em causa uma quantidade de droga tão elevada.

Pelos vistos, não é caso único, já que Portugal acaba de conhecer mais uma história semelhante, sendo que a quantidade de cocaína é bem superior.

Saliente-se ainda outro facto, nestas duas histórias que se cruzam: o Lidl é uma das maiores empresas alemãs de distribuição alimentar. Veja as imagens da reportagem sobre a apreensão de droga em Berlim.

Em destaque

Subir