Nas Notícias

Vídeo: Cobra tenta comer-se a ela mesma

cobra a comer Uma cobra foi filmada a comer-se a ela própria: ou, pelo menos, a tentar. O fenómeno é invulgar e a ciência ainda não conseguiu avançar com uma explicação. Foi através de um incidente destes que nasceu a lenda da Ouroboros, a criatura que se devorava perpetuamente.

Um utilizador do Youtube partilhou o registo de uma cobra que tenta devorar-se a ela própria, numa versão muito própria da ‘pescadinha de rabo na boca’.

Ao longo dos quase dois minutos do vídeo, a cobra, descrita como uma fêmea albina de ‘Western Hognose’, tenta engolir a própria cauda, o que a lança num movimento perpétuo.

Este comportamento é raro, mas tem sido observado desde há séculos e até deu origem à lenda de Ouroboros, “aquele que devora a própria cauda”.

Esta serpente (que, em algumas versões, é um dragão), que remonta à mitologia grega, era considerada uma representação do infinito: vai avançando perpétuamente em círculo, à medida que tenta devorar-se.

No caso da cobra deste vídeo, a explicação poderá ser mais ‘terrena’: deve ser uma resposta o aparente ambiente de cativeiro, à falta de espaço ou a um aquecimento da sala onde se encontrava.

 

Em destaque

Subir