Desporto

Vídeo: O dia em que Sousa Cintra fez lembrar… Bruno de Carvalho

Naquele ano não se sabia, mas este era um vídeo para memória futura. Corria a temporada de 1991/92, o Sporting acabara de ser eliminado das competições europeias pelo Dínamo de Bucareste e Sousa Cintra, então presidente, não poupou a equipa. O estilo é diferente, mas as críticas aos jogadores fazem lembrar… Bruno de Carvalho. Recorde essa reportagem da RTP.

Eram tempos diferentes. Não havia redes sociais e a televisão tinha, porventura, mais poder. Em declarações à RTP, Sousa Cintra criticou duramente o balneário.

O enquadramento deve merecer algum cuidado. Não se pretende, com esta memória, fazer mais do que a constatação de um facto: tal como Bruno de Carvalho arrasou os jogadores do Sporting após a eliminação em Madrid, diante do Atlético, também Sousa Cintra procedeu de igual modo, em 1991/92, com dureza no raciocínio e nas palavras, exatamente após uma derrota europeia.

À chegada a Lisboa, depois de uma eliminação dos leões frente ao Dínamo de Bucareste, ocorreu um episódio curioso.

Uma curiosidade: o Sporting também perdera por 2-0, tal como em Madrid. Só que então nessa época perdeu após prolongamento. A vantagem por 1-0 que levava de Alvalade de nada serviu.

E Sousa Cintra foi duro:

“Sempre pensei que o Sporting pudesse lutar para ganhar este jogo. Não lutou o que deveria lutar. Faltou ao Sporting ambição de ganhar”.

“Deviam ter feito outro futebol, jogado com determinação e com raça, porque têm categoria para isso”, continuou.

Sousa Cintra lamentou o custo financeiro que aquele resultado representou, mas também a perda de prestígio do Sporting.

“Não entendo… Não há razões nenhumas. Tudo tenho feito para que não falte nada à equipa do Sporting, para que tudo funcione. E não lhes falta absolutamente nada. E por isso eles deveriam lutar com mais entusiasmo, para prestigiar o nosso clube e dar uma satisfação à boa massa associativa do Sporting”, afirmou.

Palavras de Sousa Cintra, que exigiu ainda à equipa que “assuma a responsabilidade daquela derrota”.

O então presidente pediu a conquista do campeonato nacional, mas os leões não foram além de um modesto quarto lugar, atrás do FC Porto (campeão), Benfica e Boavista.

Recorde esse momento:

Em destaque

Subir