Nas Notícias

Vídeo: CIMO, um centro de investigação de escala mundial onde se “faz ciência”

O CIMO – Centro de Investigação de Montanha “estuda e investiga, de forma integrada, os ecossistemas de montanha numa perspectiva que vai da natureza a produtos inovadores de base natural”. É um dos 21 finalistas dos Prémios “O Norte Somos Nós”, cujos vencedores serão conhecidos no final do mês de novembro. Veja o vídeo.

A autoridade que gere o Norte 2020, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), instituiu o prémio “O Norte Somos Nós” que pretende realçar projetos extraordinários e inovadores desenvolvidos por pessoas e instituições.

Em coordenação com o presidente da CCDR-N, a organização selecionou os 21 finalistas, mas caberá ao público eleger os sete vencedores finais, um por categoria.

A votação está a decorrer apenas online, sendo que cada cidadão poderá exercer o seu direito de voto uma vez por dia.

Além de um galardão, cada vencedor verá o seu projeto ser amplamente divulgado ao público.

Os resultados apenas serão conhecidos a 30 de Novembro, pelas 21 horas, numa gala no Museu do Carro Elétrico, no Porto.

O CIMO – Centro de Investigação de Montanha, um dos 21 finalistas, é um projeto que procura o “uso sustentável de biodiversidade” onde é feito “um aproveitamento de bioresíduos para desenvolver produtos naturais para várias indústrias, como a alimentar”. “Aqui fazemos ciência”, diz um aluno.

Concorre na categoria Investigação e é apoiada pelo Instituto Politécnico de Bragança.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir