Ciência

Vídeo: Cientistas viram costas ao primeiro-ministro durante discurso

António Costa enfrentou, nesta terça-feira, um protesto inusitado, em Lisboa, quando tentava falar para uma plateia de investigadores. Alguns deles, em protesto, viraram costas ao primeiro-ministro que foi apupado. O chefe do Governo viu e ouviu o protesto e avisou que o executivo “não deixa a ciência para trás”. Veja o protesto.

Vestidos de negro em forma de luto, os investigadores fizeram-se notar no encontro ‘Ciência 2018’, na capital portuguesa.

Em causa estão reivindicações para um maior investimento nas áreas da ciência e investigação, nomeadamente a contratação de bolseiros.

O primeiro-ministro salientou que é objetivo do Governo concluir a contratação de “cinco mil lugares” de cientistas até final da presente legislatura.

Da parte dos cientistas, estes falam em “demagogia” por parte do executivo e “pouco a apresentar em termos de resultados concretos”.

À saída da sala onde discursou, António Costa voltou a enfrentar novo protesto dos cientistas.

O primeiro-ministro ainda parou junto dos manifestantes mas acabou por seguir sem responder a perguntas.

Veja o vídeo

À organização, António Costa preferiu destacar os investimentos que o Governo tem feito e quer fazer no setor da ciência e da investigação.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=4O4HOD4XBKSH

Em destaque

Subir