Nas Notícias

Vídeo: Porque os camaleões mudam de cor? Cientistas têm nova teoria

camaleao 400 Uma equipa de investigadores suíça explicou as mudanças de cor dos camaleões: cristais nas células cutâneas permitem a reflexão da luz de forma diferente. Este nova pesquisa de físicos quânticos e biólogos da Universidade de Genebra vem mudar a teoria vigente. Veja o vídeo e entenda o processo.

Investigadores suíços realizaram um estudo que permitiu chegar mais longe no entendimento do processo de mudança de cor dos camaleões.

Segundo esta pesquisa, os cristais que estão no interior das células cutâneas dos camaleões reorganizam-se em formas distintas, o que leva àquele processo.

Até agora, pensava-se que esta alteração da cor resultava de um agrupamento ou dispersão dos pigmentos de cor, no interior das células.

No entanto, este novo estudo suíço – publicado no ‘Nature Communications’ – garante que o processo resulta de uma seleção de cristais que ocorre nos camaleões.

Além desta capacidade, aqueles répteis têm uma segunda camada de células que refletem a luz e que levam a uma capacidade de arrefecimento do corpo.

Os cristais dentro de células formam padrões regulares que criam diferentes cores.

No caso dos camaleões macho, há também o poder de mudar a cor por completo no caso de um confronto com uma fêmea ou um potencial adversário.

“Os cristais têm um efeito na luz que passa pelos cristais e reflete cores, de acordo com a distância entre as camadas de cristais. Se a distância entre as camadas é pequena, reflete pequenos comprimentos de onda como azul. Se for maior, reflete comprimentos de onda maior, como vermelho”, explica Michel Milinkovitch, um dos autores do estudo.

Veja este vídeo e entenda esta descoberta suíça, num estudo que resulta de uma parceria entre físicos quânticos e biólogos da Universidade de Genebra.

A pesquisa mereceu muitos elogios e surpreendeu a comunidade científica.

Em destaque

Subir