TV

Vídeo: A ciclovia de Berlim vai inspirar o mundo

Berlim vai adotar  um novo conceito de ciclovia, que concede aos seus utilizadores segurança, conforto, tecnologia e um modo agradável de usufruir da cidade. Veja o vídeo.

As grandes cidades estão rendidas às ciclovias, que vieram para ficar. Mas em Berlim, na Alemanha, está a nascer algo que está para além da ciclovia comum: chama-se ‘Radbahn’ e resume-se a uma palavra: fantástico.

Trata-se da primeira ciclovia coberta. Ao longo dos seus nove quilómetros, não há qualquer cruzamento com automóveis, ou partilha de via. A mobilidade é perfeita e a segurança é máxima.

É como se a cidade estivesse preparada para servir os utentes da Radbahn, que podem tomar um café sem deixar a bicicleta, ou usufruir de zonas de descanso e ‘estações de serviço’. Tudo num ambiente onde predomina o verde da natureza.

Ali ao lado, como que a tornar a experiência mais agradável, seguem os automóveis, no trânsito, naquele colete de forças em que se transformaram as cidades inimigas do ambiente.

Ciclovia_Berlim_900Outro trunfo desta ciclovia é a componente tecnológica, que permitirá transformar o atrito das bicicletas em eletricidade.

A ciclovia de Berlim vai nascer debaixo de um viaduto.

Conheça este projeto, que vai inspirar o mundo.

Em destaque

Subir