Desporto

Vídeo: O ciclista da Movistar cai e a roda da bicicleta não parou!?

Um comportamento estranho da bicicleta do espanhol Jon Izagirre, da Movistar, na Volta a Valência, em Espanha, desencadeou uma verdadeira caça às bruxas no ciclismo. O ciclista cai e a roda da bicicleta não parou? Veja o vídeo.

Uma queda bastou para que o escândalo rebentasse. Um ciclista da Movistar caiu, mas a bicicleta continuou com a roda traseira em movimento. Veja o vídeo.

Não é fácil enganar os ‘vampiros’. A caça ao doping, no ciclismo, é cada vez mais eficaz e já destruiu a reputação de grandes ‘campeões’…

Assim, há novos métodos de adulterar resultados desportivos. E a imaginação humana não tem limites.

A queda de um ciclista, na quarta-feira, na primeira etapa da Volta a Valência, acentuou o escândalo do chamado doping mecânico.

Jon Izagirre descia em velocidade elevada, até que, numa curva descendente, cai e é parado pela barreira de segurança da estrada.

No entanto, a roda traseira da bicicleta continuou em movimento, a uma rotação elevada. E o ciclista tenta disfarçar, travando imediatamente a roda, numa atitude suspeita.

Com base nas imagens de televisão, o jornal italiano Gazzetta dello Sport sugere que a bicicleta é movimentada com um motor, que ‘substitui’ as pernas do ciclista e atenuam o seu desgaste físico.

O motor estará instalado de forma oculta na bicicleta. Pode ver esse momento da queda que pode ter deitado tudo a perder, caso se confirmem as suspeitas.

Refira-se que este não é caso único. A UCI acaba de detetar um motor na bicicleta de uma ciclista belga Femke van den Driessche, durante os Mundiais de ciclocrosse. Esse foi o primeiro caso comprovado de ‘doping mecânico’ em provas oficiais de ciclismo.

Qual a dimensão do problema? Há quanto tempo é usado este método? Até que ponto é possível acreditar na modalidade?

Veja a queda de Izagirre e, quem sabe?, a queda do ciclismo.

Em destaque

Subir