Mundo

Vídeo: China devastada pelas cheias, 40 pessoas soterradas, prédios engolidos pelas águas

cheias chinahttps://www.youtube.com/watch?v=06rOAGQE4W8 São as piores cheias da China, nas últimas cinco décadas, e já provocaram a morte a 40 pessoas, soterradas na cidade de Dujiangyan. A força das águas derruba prédios, num fenómeno devastador. Veja as imagens.

A China está a viver as piores cheias das últimas décadas. Há 50 anos que o território não enfrentava uma intempérie tão devastadora, bem evidente num vídeo difundido pela estação inglesa Sky.

As autoridades chinesas não adiantam números oficiais nem definitivos, mas há já 40 mortos confirmados, soterrados, na cidade de Dujiangyan, uma das regiões afetadas pelo mau tempo.

Aquele número de mortos deve crescer nas próximas horas, uma vez que as operações de resgate estão em curso, com o apoio de cães, e é previsível que por debaixo de prédios arrastados pelas águas se escondam mais vítimas.

Alguns prédios foram literalmente engolidos pela força das águas, em Sichuan. Um dos edifícios destruídos é um monumento erguido em memória do terramoto que em 2008 tirou a vida a 90 mil pessoas.

Todos os anos, verificam-se na China fenómenos de deslizamentos de terras, nas zonas montanhosas. Com a desflorestação e a erosão dos solos algumas regiões acabam por ficar vulneráveis a este tipo de fenómenos, quando se verificam chuvas intensas. Mas é raro assistir-se a uma destruição como esta.

Além dos mortos, há milhares de desalojados, sendo que as autoridades esperam apresentar números mais precisos depois de terminadas as operações de resgate.

Em destaque

Subir