Mundo

Vídeo: China apresenta autocarro que circula por cima do trânsito

Chama-se ‘Transit Elevated Bus’ e é um autocarro que ‘voa’ na estrada, circulando por cima dos automóveis, mesmo que estes estejam parados no trânsito. Este veículo, apresentado em Pequim, na China, não só alivia o tráfego como incita ao uso de transportes públicos. Veja o vídeo.

Imagine-se parado no trânsito, até que surge, sobre o seu automóvel, um autocarro gigante, capaz de circular na mesma estrada, mas sem qualquer constrangimento.

Eis o ‘Transit Elevated Bus’ (TEB), cujo nome exprime, na perfeição, o seu conceito. Este autocarro circula por cima do trânsito, o que evita que seja um elemento de ocupação da via.

Torna-se no transporte público perfeito, já que não está sujeito a filas. A sua estrada situa-se muito acima do solo.

A apresentação do TEB ocorreu em Pequim, com um exemplar em pequena escala, mostrado ao público de uma exposição na capital da China.

Consegue transportara 1200 passageiros e será mais barato do que o metro, prevendo-se que esteja pronto para circulação até ao final do ano.

Veja o vídeo e conheça o TEB, que resulta de uma nova forma de olhar não só os transportes, mas também as grandes cidades.

 

Em destaque

Subir