TV

Vídeo: CEO da Uber, filmado a discutir com motorista da empresa, pede ajuda aos trabalhadores

O CEO da Uber foi filmado a discutir com um motorista sobre a situação da empresa. Travis Kalanick pediu desculpa pelo incidente e admitiu que precisa de ajuda.

No cerne da discussão esteve a política da empresa, juntando os polos opostos: o CEO e um trabalhador.

O motorista Fawzi Kamel acusou Travis Kalanick de “elevar os padrões, mas descer os preços”, o que coloca os trabalhadores em dificuldades.

Fawzi Kamel responsabilizou o presidente da Uber por se encontrar em situação de falência: “As pessoas já não confiam em vocês. Perdi 97 mil dólares [cerca de 91 mil euros] por vossa culpa. Estou falido por vossa causa, fazem mudanças todos os dias”.

Em causa estava o investimento que o morista tinha feito para prestar o serviço de luxo (Uber Black), feito com viaturas (de cor preta) até três anos.

Só que, para além dos preços das viagens, os motoristas do Uber Black sofrem ainda com a concorrência dos colegas da própria empresa que atuam no segmento médio (UberX).

Travis Kalanick não gostou e acusou o motorista de não se responsabilizar pelos próprios atos: “Algumas pessoas não gostam de assumir responsabilidade das próprias m…, culpam outras pessoas por tudo que lhes acontece na vida”.

A discussão terminou com o CEO da Uber a atirar com a porta, desejando ironicamente “boa sorte” ao condutor, o qual respondeu revoltado: “Boa sorte para si também, mas sei que não vai longe”.

Terminada a viagem, Fawzi Kamel deu apenas uma estrela (em cinco) ao cliente: o CEO da Uber.

Já com o vídeo a circular nas redes sociais, Travis Kalanick enviou um email aos trabalhadores (que disponibilizou no blogue da empresa) a pedir desculpa pelo incidente e a admitir que necessita de ajuda.

“Tenho a certeza de que já viram o vídeo em que tratei um motorista da Uber de forma desrespeitosa. Dizer que estou envergonhado é pouco. O meu trabalho como vosso líder é liderar e isso começa comigo a comportar-me de uma forma que nos deixe a todos orgulhosos. Não foi o que fiz”, confessou.

“Esta é a primeira vez que admiti que preciso de ajuda para liderar e pretendo obtê-la”, realçou Travis Kalanick: “Quero pedir sincera desculpa ao Fawzi, assim como à comunidade de motoristas e passageiros e à equipa da Uber”.

Em destaque

Subir