Nas Notícias

Vídeo: Cavaleiro ataca manifestantes que protestavam contra tourada na Torreira

manifestacao touradaUma manifestação antitourada que decorria em Aveiro, na praia da Torreira, suscitou uma reação de um cavaleiro, que por duas vezes investiu contra os manifestantes. O episódio não provocou feridos, mas levou à revolta dos manifestantes. A Animal já apresentou uma queixa contra o cavaleiro Marcelo Mendes.

O cavaleiro Marcelo Mendes levou a cabo, por duas vezes, investidas, como forma de intimidar um grupo de cerca de 40 pessoas que se manifestavam contra as touradas. O protesto decorria na praia da Torreira, em Murtosa, ontem.

“Nós estávamos aqui sentados, a protestar de forma pacífica e eles investem contra nós. Isto é violência. É uma vergonha. Mais uma razão para acabar com as touradas”, gritava uma das manifestantes, revoltada com o cavaleiro.

Já depois da primeira investida, o cavaleiro regressa ao local e volta com o mesmo comportamento provocador contra os manifestantes. Não se registaram feridos, mas esta atitude de Marcelo Mendes provocou uma queixa na Guarda Nacional Republicana, apresentada pela associação Animal.

Este episódio ocorre 10 anos depois de outro cavaleiro ter procedido de forma idêntica, também perante ativistas antitourada. Entretanto, a Junta de Freguesia da Murtosa emitiu um comunicado, onde desmente qualquer envolvimento na organização desta tourada que deixou os cidadãos locais indignados.

A manifestação teve um caráter pacífico e pretendia apenas transmitir o sentimento dos locais contra uma corrida de touros, que decorrerá na Torreira, a 2 de setembro. A realização da tourada não é aceite pelos manifestantes, que foram atacados por um dos cavaleiros convidados para a corrida de touros.

A manifestação começou no Facebook, onde um grupo de amigos se juntou para organizar o protesto, que prosseguiu mesmo depois das investidas do cavaleiro.

Os manifestantes também consideram que as forças de intervenção demoraram tempo excessivo a agir. No vídeo, é possível ver as forças da GNR a acalmar os ânimos, mas os manifestantes defendem que as autoridades tardaram a tomar medidas.

O caso ocorreu numa altura em que o Ribeirinhas TV procedia a uma entrevista a Mariana Pinho, membro da organização desta anifestação. Veja as imagens da Ribeirinhas TV.

Em destaque

Subir